15/11/2011

Thor (2011)


               Este foi um dos grandes desafios da Marvel. Pois o super-herói deste filme, ao contrário dos outros, é um deus nórdico. E tentar passar a sua mitologia e personagens ricas para o grande ecrã reveste-se de um grande risco.
               Felizmente é conseguido. Este é talvez dos melhores filmes de super-heróis até agora feitos pela editora norte-americana. Tal feito é conseguido de maneira muito simples. Temos a primeira meia hora de filme a servir de apresentação da personagem e do seu mundo. Assim é-nos apresentado um Thor arrogante e convencido, com uma grande sede de glória, que quer fazer de tudo para impressionar o seu pai, Odin (Anthony Hopkins). Temos também o aparecimento de muitas personagens desta série de BD, tais como Loki, irmão de Thor e vilão do filme, os Três Guerreiros, companheiros e amigos do herói, e Heimdall, guardião do portal de Asgard, o reino mítico destes deuses.
               Odin vê-se obrigado a expulsar Thor de Asgard, após este quase provocar uma guerra com o reino de Nifheim, reino dos Gigantes de Gelo. E é assim que chega o protagonista a Midgar, a Terra, sem poderes e confuso. Thor sente-se perdido neste novo mundo para ele, e vai ser com a ajuda de Jane Foster que vai descobrir qualidades que até então desconhecia, como a humilde, e assim voltar a ganhar o respeito de Odin.
               Penso que este filme serve perfeitamente para caracterizar esta personagem. Temos o Thor inicial, cheio de força e com a arrogância da juventude, maravilhando-nos com brilhantes sequências de acção logo no início do filme. E já na segunda metade da película temos o protagonista mudado, com uma maior sabedoria e controle.
               Nota-se o cuidado que a Marvel teve nesta adaptação, e isso nota-se em vários factores, tais como uma excelente recriação de Asgard, com muitos tons de dourado e com torres enormes, uma óptima recriação da relação entre pai e filho – e também com Loki, embora esta esteja um pouco menos trabalhada, no entanto essencial para a narrativa.
               Um ponto positivo é que não temos um conteúdo forçado sobre a próxima grande produção da Marvel, The Avengers, apenas temos uma entrada um pouco bruta de Hackeye, um dos protagonistas do novo filme que irá sair para as salas de cinema em 2012. Este é um filme vivamente recomendado, tanto para fãs como para quem simplesmente procura um bom filme de acção com uma narrativa a acompanhar. 

Nota: 4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário