22/11/2011

Harry Potter e os Talismãs da Morte- Parte 2 (Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2 - 2011)


               Este é o final de uma das mais brilhantes, bem-sucedidas e duradouras séries cinematográficas de sempre. Após dez anos de acção e magia e mais de seis mil milhões de dólares de bilheteiras será que aguenta a pressão para este final?
               A resposta é um grande sim. Foi uma decisão ousada, dividir o último livro da série em dois filmes, mas também acertada. Esta cisão permitiu uma melhor exploração do livro e transmitir um maior detalhe aos filmes. A primeira parte sofreu um pouco com isso, ficando com a parte mais aborrecida do livro, com todo o enredo a ser desenvolvido para dar espaço para a acção neste segundo filme.
               E verdade seja dita, a acção está em grande neste filme, sendo, dos sete filmes anteriores, aquele mais acção e violência mostra. Porém, não deixa as emoções de lado. Todo o filme goza de turbilhão emocional, desde a tensão do assalto ao Banco de Gringotts até uma sensação de nostalgia ao regressarmos a Hogwarts. É neste filme que tudo acaba, o fim da eterna luta contra Aquele Cujo o Nome Não Deve Ser Pronunciado e, finalmente, Ron e Hermione demonstram os seus verdadeiros sentimentos mutuamente. E, igualmente importante, é por fim explicado o comportamento do professor Snape.
               A acção atinge um nível épico neste último capítulo, onde as explosões e efeitos especiais nos absorvem toda a atenção, principalmente na batalha em Hogwarts, que dura cerca de uma hora. Está tudo muito bem conseguido, com todo o tipo de “bicharada” a aparecer, tal como ogres, aranhas gigantes, dementors e estátuas de pedra. Toda a prestação dos actores é excelente. Com particular carinho para as personagens de Radcliffe, Grint e Watson, que tiveram oito filmes para crescerem, algo que é bastante visível neste capítulo, o culminar de dez anos de trabalho.
               Este é um filme brilhante, indispensável para os fãs, que tal como eu, não vão poder evitar sentir um aperto na garganta com o fim de uma tão consagrada saga.

Nota: 4,5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário