29/11/2011

Cowboys vs Aliens (2011)


               Este é um filme que mistura dois géneros muito diferentes, western e ficção científica. Já que temos todo o tipo de aliens nos dias de hoje, é natural assumir que eles também possam ver o tempo dos cowboys e índios. E para tentar atingir o sucesso, este filme incorpora grandes nomes do cinema, tais como Harrison Ford (“Indiana Jones”), Daniel Craig (saga “007”) e Olivia Wilde (“13” da série “House”).
               E é mesmo a interpretação destes actores que dá alguma “cor” a este filme. A história é simples e não revela surpresas ao longo do enredo. Jake Lonergan (Craig) acorda em pleno deserto sem uma única memória, nem o seu próprio nome, e com uma estranha pulseira metálica, mas não perdeu a sua capacidade de se defender - algo bem óbvio logo no início. É quase imediatamente preso, ao chegar a um pequeno povoado comandado pelo vaqueiro Woodrow Dolarhyde (Ford), e é acorrentado que vê a primeira aparição e ataque dos aliens. Estes vão raptar bastante gente do povoado, incluído o filho de Dolarhyde, o que o leva a formar uma pequena cruzada, junto com Lonergan, para resgatar a população. A partir daqui nada de surpreendente acontece, embora o aparecimento de índios tente ajudar a isso.
               É verdade que digo que a aventura não tenha surpresas, mas isso não é mau de todo. É uma história simples em que temos um grupo de heróis a tentar recuperar os seus entes queridos e um deles a tentar recuperar a memória. Ter os aliens quase que era escusado, tanto podia ser um bando de bandidos ou os índios, tornando-o num verdadeiro western, porém estes seres fornecem alguma diversidade a este filme.
               Um ponto negativo é o motivo pelo qual Olivia Wilde aparece, tentar criar alguns momentos de romance, porém estes parecem forçados, embora a actriz esteja à altura do seu papel.
               Este, ao contrário dos outros filmes de acção, é mais sombrio e (quase que parece impossível) não foi filmado em 3D. As personagens são adultas mas não “óptimas”, o herói fuma e a dada altura uma criança é obrigada a matar um dos estranhos visitantes para sobreviver.
               É um bom filme de acção, com efeitos especiais muito bem conseguidos, e um elenco de valor.


Nota:3,5/5       

Sem comentários:

Enviar um comentário